Textos de Rudolf Steiner
O MISTÉRIO DE MICAEL (apostila) - outras máximas n: 103 a 105
OUTRAS MÁXIMAS EMITIDAS PELO GOETHEANUM PARA A SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA
(BASEADAS NO AQUI EXPOSTO)
(12/10/1924)
103. Na evolução da humanidade, a consciência desce pela escada do desenvolvimento dos pensamentos. Há uma primeira etapa da consciência: nela, o homem vivência os pensamentos no Eu, como seres permeados de espírito, de alma, de vida. Em uma segunda etapa, o homem vivência os pensamentos no corpo astral; ai, eles apenas representam as cópias vivas e animadas dos seres espirituais. Em uma terceira etapa, o homem vivência os pensamentos no corpo etérico; eles apenas representam uma movimentação interna como um eco do anímico. Na quarta etapa, a atual, o homem vivência os pensamentos no corpo físico; eles representam sombras mortas do espiritual.
104. Na mesma medida que o vivo anímico espiritual se retira do pensar humano, desperta à vida a vontade própria do ser humano; a liberdade se torna possível.
105. É tarefa de Micael novamente conduzir o ser humano, sobre a via da vontade, para lá de onde ele veio; já que o homem, sobre a via do pensar, desceu com sua consciência terrestre da vivência do supra-sensível à do sensível.