Textos de Rudolf Steiner
O MISTÉRIO DE MICAEL (apostila) - outras máximas n: 79 a 81
Rudolf Steiner
OUTRAS MÁXIMAS EMITIDAS PELO GOETHEANUM PARA A SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA
(17/08/1924)
79. Podemo nos aproximar espiritualmente da terceira hierarquia (Arqueus, Arcanjos, Anjos), se viermos a conhecer, pensar, sentir e querer, de tal modo que neles percebamos o espiritual atuante na alma. Inicialmente, o pensar apenas coloca imagens no mundo, e não uma realidade. 0 sentir urde neste elemento pictórico; intercede por algo real no ser humano, mas não é capaz de vivê lo efetivamente. 0 querer desenvolve uma realidade que pressupõe o corpo, mas não co atua conscientemente em sua estruturação. Está vivo na terceira hierarquia o essencial que vive no pensar, a fim de fazer do corpo a base deste pensar; o essencial que vive no sentir, a fim de fazer do corpo o co-vivenciador de uma realidade; o essencial que vive no querer, a fim de co atuar conscientemente em sua estruturação.
80. Podemo nos aproximar espiritualmente da segunda hierarquia (Exusiai,Dynameis, Kyriotetes), ao contemplarmos os fatos da natureza como manifestações de um espiritual que neles vive. A segunda hierarquia tem, então, a natureza como seu domicilio, para dentro dela atuar nas almas.
81. Podemo nos aproximar espiritualmente à primeira hierarquia (Seraphim, Cherubim, Tronos), ao contemplarmos os fatos existentes no reino humano e no reino da natureza como os atos (criações) de um espiritual neles atuante. A primeira hierarquia tem, então, o reino humano e o reino da natureza para sua atuação, na qual ela se desenvolve.