Textos de Rudolf Steiner
A MISSÃO DE MICAEL (apostila) - Capa e Sumário
SUMÁRIO
PRIMEIRA CONFERÊNCIA, Dornach, 21 de novembro de 1919 ..............
O poder de Micael e a missão de Micael na cultura atual. A oposição
no desenvolvimento da cabeça e do organismo restante. O significado
dos números três e dois com referência à compreensão do univer-
so e do ser humano. A supressão da tricotomia no Concílio de Cons-
tantinopla em 869. O impulso do Cristo como impulso de equilíbrio
entre o luciférico e o arimânico.
SEGUNDA CONFERÊNCIA, 22 de novembro de 1919 ............................
Desenvolvimento retrógrado da cabeça, desenvolvimento ascendente
do organismo restante. Revelações em épocas pré-cristãs: por meio
da cabeça como revelações do dia (Lucifer), pelo organismo restan-
te como revelações da noite (Jeová). Micael como a face de Jeová e
sua transformação de espírito noturno para espírito diurno. A tarefa
de Micael no passado e no futuro: a encarnação do verbo, a espiritu-
alização da carne.
TERCEIRA CONFERÊNCIA, 23 de novembro de 1919 ............................
Efeitos luciféricos e arimânicos no físico e no espiritual em conexão
Com o desenvolvimento da cabeça e do organismo restante. Pensar
micaélico como concepção espiritual do ser humano e do mundo,
por exemplo, pelo verdadeiro conceito de desenvolvimento: não há
apenas desenvolvimento ascendente mas também descendente; por
exemplo, também na arte, em verdade, não existe algo apenas
unilateralmente belo, há a luta do belo com o feio.
QUARTA CONFERÊNCIA, 28 de novembro de 1919...............................
O Mistério do Gólgota como ponto principal do desenvolvimento da
Terra. Sua preparação pelo pensar grego como o último resquício da
antiga cultura dos Mistérios. A Escolástica na Idade Média como conti-
nuação do pensar grego e como meio para a compreensão do Mistério
do Gólgota. O período de preparação para uma nova cultura dos Mis-
térios a partir do séc. XV. A necessária penetração da estruturação
do coração pelo impulso do Cristo para criar o estado de equilíbrio
entre a atuação luciférica que penetra na estruturação da cabeça e a
atuação arimânica que penetra na estruturaçãio dos membros.
QUINTA CONFERÊNCIA, 29 de novembro de 1919 ...............................
A heterogeneidade da constituição anímica humana nas diversas épo-
cas do desenvolvimento da humanidade. O problema da necessidade
natural e da liberdade. O desenvolvimento do conceito “deus” do
séc. IV até o séc. XVI. A ação de Micael e a influência de Micael como
polo oposto à influência arimânica. Necessidade do impulso do Cristo.
SEXTA CONFERÊNCIA, 30 de novembro de 1919 .................................
As diversas maneiras de o ser humano estar inserido no desenvolvi-
mento pós-atlântico como homem cabeça e como homem portador da
sua constituição restante. A antiga cultura yoga (processo alma-ar)
e a nova volição yoga (processo alma-luz). A conquista de um novo as-
ber sobre a preexistência como a cultura micaélica do futuro.
SÉTIMA CONFERÊNCIA, 6 de dezembro de 1919 .................................
Os sistemas da cabeça, do tórax, dos membros e sua conexão com
pensar, sentir e querer. O entretecimento do mundo elementar no
destino do ser humano pelo retorno rítmico de vivências na esfera do
sentimento. A ação recíproca dos acontecimentos que ocorrem no sis-
tema dos membros com o em-torno espiritual; seu oscilar para a po-
sição inicial na próxima vida terrena. O significado desse retorno pe-
riódico dos acontecimentos para a pedagogia. Contemplação moderna
da história e o Mistério do Gólgota. Desenvolvimento terrestre descen-
dente e o desenvolvimento futuro da humanidade.
OITAVA CONFERÊNCIA, 7 de dezembro de 1919 .................................
O desenvolvimento cultural desde o séc. XV. O ser humano e o em-
torno. O processo da memória como confronto do ser humano com
o universo todo. A inconformidade entre o ser humano e os reinos da
natureza e o fato de ele não estar incluído no conhecimento científico
atual. A inutilidade do pensar científico para a reconstrução social.
NONA CONFERÊNCIA, 12 de dezembro de 1919 ..................................
A obra em Dornach. O dualismo na vida e na filosofia no lugar do
deve ser colocada a trindade Lúcifer - Cristo - Árimã. O princípio da
metamorfose em conexão com evolução e “devolução” segundo o e-
xemplo da configuração das colunas na obra em Dornach.
DÉCIMA CONFERÊNCIA, 13 de dezembro de 1919 ...............................
Estilos de construção como expressão do desenvolvimento da huma-
nidade: templo grego, catedral gótica, templo do Graal, a obra em
Dornach.
DÉCIMA PRIMEIRA CONFERÊNCIA, 14 de dezembro de 1919 ................
Degeneração e declínio da nossa cultura. A eclosão da Guerra
Guerra de 1914. A supressão do tempo por meio do pensar e sentir
retroativos como preparação para o entrar no mundo espiritual. A
natureza do pensar e do querer em conexão com necessidade e liber-
dade. A interferência de forças espirituais no mundo físico em conexão
com as forças morrediças da cabeça e as forças vitais do organis-
mo restante. A atuação das forças suprasensoriais de Goethe em
nossa cultura terrestre atual em três períodos.
DÉCIMA SEGUNDA CONFERÊNCIA, 15 de dezembro de 1919 ................
A atual interação caótica de espírito, estado e economia. A origem da
vida espiritual, da vida jurídica e da vida econômica nos antigos
mistérios da luz, do espaço e da Terra. Primeiras disposições para u-
ma vida espiritual e jurídica livre na Europa Central em Goethe e
Wilhelm von Humboldt. O desaguar da corrente da vida espiritual
no abismo da mentira (Árimã), da vida jurídica no abismo do egoís-
mo (Lucifer), da vida econômica em doença e morte da cultura
(Asuras). Para a salvação da destruição é necessário dirigir-se pa-
ra a trimembração do organismo social.