Textos Diversos
O Impulso Micaélico na Pedagogia (Roswitha Spittler)
Roswitha Spittler
O QUE TEM A VER MICAEL COM A PEDAGOGIA. QUEM É MICAEL?
Ser espiritual do qual não podemos abarcar toda missão — também chamado de Miguel, é o ser espiritual que guia nossa época desde 1879, como disse Rudolf Steiner.
Existem muitas lendas a seu respeito: o que vence o dragão derruba Lúcifer do céu, tomou morada entre nós ou que vemos levando a balança que nos dará equilíbrio anímico.
Existem várias pinturas maravilhosas:
• Sr. do mar e da terra
• Sr. da lira que nos anima
• Sr. da carroça celestial
• Sr. que cuida do mundo
• Sr. da colheita
• Sr. da espada de luz
• Ser ao lado do ser humano
• Ser herói do Sol
Como tudo isso se expressa
Sr. do mar e da terra — vemos que cada criança que se encarna está entre a água e a terra; seu físico se forma de todas substâncias da terra suas forças vitais, etéricas, são comparadas com a água. Ambas as forças físicas e etéricas ou vitais, atuam na criança em seus primeiros sete anos, e nós educadores, cuidamos para que possam, desenvolver seus órgãos físicos As forças etéricas, assim como o escultor depois de esculpir os dentes, a troca destes é um marco sinalizador da maturidade da criança estão livres para desenvolver a memória e pensamentos.
Senhor da lira quem nos anima - a lira é um instrumento tênue - hoje perdemos a capacidade de ouvir, escutar devido a tantos barulhos: TV rádio, etc.; devemos novamente aprender a escutar, a ouvir, a compreender o quanto quer dizer,eis nossa tarefa.
Sr. da carroça celestial - Micael necessita ser recebido por nós, nossos corações necessitam estar abertos para recebê-lo. As crianças têm grande facilidade de imitação e nós, educadores, cuidamos dc seus órgãos dos sentidos através de sons, cores, materiais naturais para que a carroça celestial, desse grande ser, possa “aterrissar” nas crianças.
Ser que cuida do mundo - muitas vezes vemos Micael representado com um bastão de ferro nas mãos e o pé, em cima do globo - quer nos ajudar a cuidar desse reino tão precioso que é a infância e nos aponta que os brinquedos eletrônicos, as guerras, a sexualidade precoce, os jogos educativos são apenas um disfarce para a escolaridade prematura e nós, educadores, devemos estar atentos a isso.
Sr. da colheita — o ser eterno da criança, seu núcleo desde o mundo espiritual até o nascer é o fruto maduro dos mundos espirituais. A criança sente-se na Terra como um estrangeiro. Ela entrega sua colheita — acontecimentos espirituais que nós aqui não conhecemos. Cabe ao educador, com a ajuda de Micael acolhê-la.
Sr. da espada de luz — armados contra um inimigo, necessitamos coragem; se nossa arma é luz, o propósito não é matar, mas transformar a situação com coragem de decisão, de iniciativa. A coragem encerra em si o poder, a magia, não força, mas lúcido amor, a magia do amor.
Temos que transformar todos impedimentos, obstáculos com a arma da coragem e amor. Amar o mal para transformá-lo em bem. Luz e amor devem estar em nosso atuar, ter atos livres em amor.
Ser ao lado do ser humano — nunca devemos sentir-nos isolados na educação por não intelectualizarmos as crianças desde a tenra idade; grandes danos são causados à sociedade através da intelectualização prematura das crianças, não devemos nos sentir desamparados ao irmos contra isso, porque o mundo espiritual está ao nosso lado e Micael é seu representante.
Micael — este ser é o espírito de luz dos pelos outros espíritos do tempo e estão com sua força lúcida. Não quer que arrancada de seu mundo que é tão inocente a cuidar das fronteiras desse mundo de Micael!