Histórias
Micael recebe as virtudes dos homens
Lenda Hebraica
(Tradução Renate Kaufmann)
Então o anjo me pegou e me levou ao 5º céu.
O portão estava fechado e eu disse:
-“Senhor, o portão não será aberto para que possamos entrar?”
E o anjo disse-me:
-“Não podemos entrar antes de Michael, o guardião do reino celestial chegue. Mas espere, e assim verás a magnitude de Deus”.
Ouviu-se, então, um grande estrondo, como se fosse um trovão e eu perguntei:
-“Senhor, que tumultuo é este?”
E ele me falou:
-“Agora mesmo Michael, o príncipe dos Anjos, desce para receber as orações dos homens”.
E eles foram abertos, e fez-se um rangido tão alto, como o ressoar do trovão. Michael apareceu, e o anjo que me acompanhava aproximou-se e ajoelhou-se diante dele dizendo:
-“Sejas bem-vindo, tu, meu arcanjo e guia de todos nós!”
E Michael, o príncipe dos Anjos, respondeu:
-“Também tu, ó irmão, queiras alegrar-te, tu que interpretas a revelação divina aqueles que aproveitam bem seu tempo de vida”.
E depois de cumprimentarem-se, ficaram parados. Eu vi, então, que Michael, o Príncipe dos Anjos segurava um imenso vaso de uma profundeza tão grande como a distância entre o céu e a terra, e a largura era tão grande como a do norte até o sul. E eu disse:
-“Senhor, que é aquilo que o arcanjo Michael segura?”
Ele respondeu-me:
-“Nesse vaso são colocadas todas as virtudes e suas boas ações para serem levadas ao Deus celestial.”
Enquanto eu conversava com ele, chegaram anjos carregando cestinhas de flores, que ofereceram a Michael. Então eu perguntei ao anjo:
-“Senhor! Quem são esses e o que fazem?”
-“Esses são os anjos dos justos”.
O arcanjo pegou as cestinhas e colocou-as dentro de seu vaso. O anjo disse-me então:
-“Essas flores são as virtudes dos justos”
Vieram outros anjos que carregavam cestinhas completamente vazias. Chegaram tristes e sem coragem de aproximar-se, pois a recompensa da luta estava incompleta. Michael disse em voz alta:
-“Aproximai-vos, ó anjos, e trazei-me o que carregais!”
Michael tornou-se, então, muito triste e o meu anjo também, porque o vaso não ficou cheio.
Chegaram mais anjos, da mesma maneira, chorando, lamentando-se e dizendo amedrontados:
_”Vê como estamos profundamente aborrecidos, ó Senhor, porque fomos guardiões de homens ruins e por isso queremos abandoná-los”.
E Michael disse:
-“Não podeis abandoná-los para que o inimigo consiga vencer, finalmente. Mas, dizei-me o que desejais”
E eles disseram:
-“Pedimos a ti, ó Michael, Príncipe dos Anjos, que nos tire deles, pois não agüentamos mais ficar com homens ruins e sem compreensão. Junto deles não há nada de bom, mas, toda espécie de injustiças e ganância. Não os vimos jamais irem à igreja ou aos pastores espirituais, nem fazem uma boa ação. Mas onde é perpetrado um assassinato, ali estão eles, e onde houver roubo, calúnias, falso testemunho, adultério, inveja, embriagues, idolatrias, adivinhações e similares, ali também eles estão atuando. Por isso pedimos licença para nos afastarmos deles”.
Michael disse, então, aos anjos:
-“Esperais até que eu saiba do Senhor o que deveis fazer”.
Nesse momento, Michael saiu e os portões foram fechados. Ouviu-se novamente um grande estrondo, como se fosse um trovão, e eu perguntei ao anjo:
-“Que barulho é este?”
E ele disse-me:
-“Agora mesmo Michael oferece a Deus as virtudes dos homens”
Nesse mesmo instante desceu Michael e o portão foi aberto. Ele trouxe azeite e com ele encheu os cestinhos dos anjos, antes cheios de flores, dizendo:
-“Levai-os embora e com eles recompensai, centenas de vezes, os nossos amigos e aqueles que, com grande esforço, fizeram boas ações, pois aqueles que semeiam bem, também colhem bem.” Aqueles que trouxeram os cestinhos meio vazios ele disse:
-“Vinde também e recebei a recompensa conforme aquilo que trouxestes, e entregai-a aos homens”.
Em seguida disse, tanto para os que trouxeram os cestinhos cheios como para os que trouxeram meio vazios:
_”Ide e abençoai os nossos amigos e dizei a eles: assim diz o Senhor:”Entre tantos sois fieis, sobre muitos colocar-vos-ei! ide, para a alegria do senhor”.
Depois ele voltou-se e disse aqueles que não trouxeram nada:
-“Assim diz o senhor:” Não fiqueis tristes, nem choreis, também não abandoneis os homens sem compreensão. Como eles me aborreceram com suas obras, ide, pois, e fazei-os sentir ciúmes e apoquentai-os. Mandai até eles, lagartas, gafanhotos, grilos, ferrugem, granizo, raios e trovões; cortai-os ao meio com a espada, matai-os com a peste e a seus filhos com demônios, pois eles não ouviram minha voz e também não deram atenção e nem cumpriram os meus mandamentos. Ao contrário, desprezaram minhas ordens e maltratam os pastores que lhes transmitiram minha palavra”.
(Die Weltenschale - Lenda hebraica extraída do livro “Aus Michaels Wirken” – de Nora Stein Von Baditz)