Festas Cristãs

Pesquisar, Visualizar e Navegar

Tamanho da fonte:

Histórias

Porque não é plana a sola do pé do homem (lenda francesa)

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Lenda francesa

 Quando os diabos se afastaram de Deus, fugindo para a Terra, levaram consigo o Sol; o imperador dos diabos colocara-o na ponta de uma lança que ele levava ao ombro. Mas a Terra queixou-se a Deus que o Sol iria  queimá-la totalmente dentro de pouco tempo; e Deus mandou o arcanjo Micael para que, de alguma forma, tomasse do diabo o Sol. O Santo Arcanjo desceu á Terra e logo travou uma amizade com o imperador dos diabos. Mas este, que não era nada bobo, percebeu as intenções de seu hóspede celestial e tomou os devidos cuidados.


 Um dia, estando passeando juntos, chegaram á beira do mar e se prepararam para tomar banho. O diabo, então, cravou na terra a lança com o Sol.


 Depois de banhar-se por algum tempo, o arcanjo disse:


 -Agora, vamos submergir e ver quem pode chegar até o fundo do mar.


 O diabo concordou. Primeiro, São Micael submergiu e , ao subir, trouxe um pouco de areia do mar na boca. Em seguida, ia o diabo, mas de medo que, ao mergulhar, o arcanjo lhe roubasse o Sol, tomou suas precauções: cuspiu na terra! Na mesma hora saiu de sua saliva uma pega-rabuda, para tomar conta do Sol enquanto o diabo estivesse debaixo d’água. Mas, assim que ele mergulhou, o arcanjo fez com a mão o sinal da cruz e, no mesmo instante, o mar se cobriu com uma capa de gelo de três metros de espessura. Em seguida, Micael agarrou o sol e foi refugiar-se com ele junto de Deus. Ao ver isso, a pega-rabuda grasnou a mais não poder. Escutando o grasnido, o diabo adivinhou a causa e, imediatamente, empreendeu a volta á superfície. No entanto, foi grande sua cólera, pois percebeu que não podia atravessar a capa de gelo! Rapidamente, tornou a descer ao fundo do mar para buscar uma pedra, com a qual, finalmente, conseguiu romper a capa e seguir atrás do astuto arcanjo. Este já havia posto um pé no céu, quando o diabo o alcançou no outro, arrancando-lhe, com seu garfo, um pedaço grande da sola. Embora ferido, o arcanjo Micael se apresentou diante de Deus e lhe entregou o Sol. Chorando, lamentou-se e disse:


 -Que faço agora, meu Deus, mutilado assim como fiquei?


 Deus responde:


 -Tranquiliza-te e não te aflijas, pois de hoje em diante todos os homens terão, na sola do pé, uma depressão igual à tua.


 Assim aconteceu, e assim ficou para sempre.

(extraído da Revista Nós época de Micael 2004 – EWRS)