Celebrando com Crianças
Contos, cantos e brincadeiras
“Tia, quem é mais forte, o aço ou o ferro? Quem é o mais forte do mundo?” Segundo a professora Nazarete Pagannoti, essas perguntas começam a aparecer com a chegada da primavera e indicam o envolvimento inconsciente das crianças com o significado espiritual da vida. Vestem-se de princesas, príncipes e dragões, relacionando-se de forma lúdica com tais significados. Panos vermelhos e amarelo-ouro, espada e balança são alguns símbolos que podem ser utilizados nessa época.
Sugestões de atividades com crianças na época de São Miguel:
Maternal (0 a 3 anos):
- A criança do Maternal não pode estar em contato direto com o confronto entre o bem e o mal, pois até os 3 anos ela ainda está estruturando o seu ego e voltada para o seu próprio mundo. O conteúdo da época de são Miguel deve ser apresentado por meio de canções e de um ambiente com as cores e símbolos já mencionados. Nessa idade capta-se principalmente a atitude do adulto em relação ao significado da época micaélica, atitude tanto no nível filosófico quanto prático. Como o adulto enfrenta as dificuldades e desafios com que depara? Isso é o que a criança vai absorver.
Jardim de infância (3 a 6 anos)
- Deixar disponíveis panos vermelhos e amarelo-ouro para servirem de capas. A cor vermelha simboliza sangue, ferida, agonia, sublimação, coragem. Já o amarelo simboliza a iluminação, o conhecimento da Verdade. O ouro, por sua vez,, reflete um estado de glória.
- Confeccionar junto com as crianças espadas de madeira. É importante resgatar o significado simbólico da espada, que vai muito além da imagem de instrumento de violência, difundida pelos desenhos de super-heróis. A espada é a arma do cavaleiro, defensor da luz contra as trevas. Era considerada na Idade Média um símbolo do espírito ou da palavra de Deus e recebia até mesmo nomes próprios, como a espada do Rei Arthur, chamada de Excalibur.
- Confeccionar balanças de cestos de palha. A balança simboliza justiça, a busca do equilíbrio.
- Propor para as crianças de 4 a 6 anos passeios com alguns desafios, onde ela precise exercitar sua coragem: subir em pedras, atravessar riachos, etc. Claro que tudo com muito cuidado e com a presença de um adulto.
- Trilhar labirintos em caracol com as crianças. Elas devem ir ao centro e saírem por onde entraram. Esse caminho é uma representação de nossa busca pela coragem em nosso interior antes de enfrentarmos os desafios que nos esperam.
1º grau (7 a 14 anos)
- Propor desafios que estejam compatíveis com a idade, narrar histórias com fatos heróicos, estimular a coragem. O exemplo do professor é fundamental.
Histórias para a época:
Maternal: as histórias devem trazer elementos que façam parte do universo de uma criança pequena: papai, mamãe, bichinhos, etc. Sempre com muita ação e imagens verdadeiras.
Jardim:
A bola de Cristal – Irmãos Grimm
João de ferro – Irmãos Grimm
A princesa do castelo de chamas – Irmãos Grimm
1º grau
As bodas do filho do Rei – Histórias para as festas do Ano – Irene Johanson
São Jorge e o dragão – Lenda Santa, coletânea de Karin Stash
A espada de luz – Christiane Kutik, coletânea de Karin Stash.