Festas Cristãs

Pesquisar, Visualizar e Navegar

Tamanho da fonte:

Textos Diversos

Ascensão do Cristo

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail


A data da Ascensão

A festa da Ascensão sempre acontece 40 dias depois de Páscoa.

 

Histórico da Ascensão

A época de Páscoa desemboca na festa de Ascensão do Cristo.

A humanidade da época em que Jesus Cristo viveu na terra precisava de uma salvação.

Desde da queda do Paraíso, os homens tinham se afastado cada vez mais das forças celestiais. O abismo entre eles e Deus era irreconciliável. A continuação da vida na terra se tornou quase impossível. Com o mistério do Gólgota e a Ressurreição, Cristo triunfou da morte e assim rejuvenesceu a terra e o homem. Isso aconteceu para todas as pessoas igualmente, quer acreditem em Cristo ou não, isso não importa.

40 dias depois da Páscoa, Cristo, seus discípulos e outras pessoas estavam juntos numa montanha. Cristo os abençoava e à terra, quando os discípulos puderam observar um enorme crescimento contínuo do Cristo, e até mesmo eles que tinham as almas bem preparadas, não podiam acompanhar mais esse crescimento e uma nuvem o tirou da vista deles (Lucas 24,50-53) (Historia dos Apóstolos 1,1-12).

Desde aquele momento ele preenche aquele espaço entre a terra e os céus. Ele é a “ponte” entre os homens e o mundo celestial, cobrindo o abismo que existe entre Deus e os homens, desde a queda do Paraíso. Essa “ponte” pode ser encontrada e caminhada por aqueles que querem procurar e seguir o Cristo.

Desde a Ascensão, isso é possível para os homens. Cristo é a ponte que leva ao Deus-Pai. Mas esse esforço de procurar o Cristo no mundo tem que ser feito por cada um individualmente. Cristo está conosco até o fim dos tempos (Math. 28,20), Quem quer pode encontrá-lo, levar uma vida em Cristo e receber o Espírito Santo (Pentecostes). Para isso os discípulos prepararam as suas almas nesses 10 dias de Ascensão.

Como podemos ver nitidamente no hemisfério norte, no inverno a alma da terra se recolhe. Com a chegada da primavera, tudo brota novamente e é como se a terra elevasse sua alma aos céus, esperando sua benção através dos elementos (chuva, sol). Isso acontece a cada ano, caso contrario não teríamos as frutas e sementes no outono. Mas também aqui no Brasil dá para ver árvores com flores lindas se abrindo para o céu nessa época. Assim a terra eleva a sua alma para receber a benção e nós elevamos a nossa alma para o céu através das orações. Podemos ainda preparar a nossa alma e receber a benção de viver em Cristo, que nos levará até o Pai (Joãol4, 6).